O que é terceirização?

Neste artigo, vamos falar sobre o que é terceirização. Você vai saber quais tipos de serviços podem ser terceirizados (atividade-fim ou atividade-meio?), as vantagens (terceirização aumenta a competitividade das empresas?) e os objetivos da terceirização da mão de obra, além de exemplos de terceirização.

Continue lendo para saber de que forma a contratação dos serviços de uma empresa como a Prime pode ser vantajoso para seu condomínio ou seus negócios.

 

O que é a terceirização de serviços?

A terceirização de serviços ou terceirização de mão de obra é quando uma empresa, instituição ou condomínio firma um contrato com uma empresa prestadora de serviços, como a Prime, para que ela contrate, remunere e dirija o trabalho realizado por determinados funcionários.

Isso significa que, o condomínio, por exemplo, não precisará contratar diretamente seus porteiros, abrindo mão de assumir todo o trâmite burocrático de seleção, remuneração, pagamento, controle de tarefas, direção das atividades e possível desligamento. Tudo isso ficará a cargo da terceirizada.

Ao firmar um contrato de prestação de serviços com uma empresa de terceirização de mão de obra idônea, o condomínio passa a ter a tranquilidade de apenas estabelecer as condições deste contrato, deixando claro quais são as atividades sob responsabilidade da empresa prestadora de serviços e quais serão as do condomínio.

O mesmo ocorre com empresas e instituições que desejam terceirizar sua mão de obra, seja por departamentos, seja por atividade.

Na reportagem abaixo veiculada no programa Pequenas Empresas, Grandes Negócios, você pode ter uma ideia de como a terceirização de serviços e as recentes alterações legislativas sobre o assunto podem trazer vantagens para micro e pequenas empresas no Brasil.

 

Que tipo de serviço pode ser terceirizado?

Uma dúvida comum é: posso terceirizar quais tipos de serviço? E a resposta é simples: qualquer um, seja ele ligado à atividade-fim da empresa, seja ele voltado para a atividade-meio.

O que isso quer dizer? A atividade-fim de uma escola, por exemplo, é prestar serviços educacionais. Os professores fazem parte da atividade-fim da escola. Já os auxiliares de limpeza fazem parte da atividade-meio da escola, pois apesar de serem essenciais, não estão vinculados à atividade primordial da instituição.

Com a nova legislação de terceirização de serviços, em vigor desde 2017, passou a ser possível a contratação de mão de obra terceirizada tanto para as atividades-fim quanto para as atividades-meio das empresas e dos condomínios. Antes, era possível apenas para a atividade-meio.

Aqui na Prime, trabalhamos primordialmente com três grandes tipos de serviços de terceirização: Limpeza e Conservação, Portaria e Recepção e Apoio Administrativo.

 

Quais as vantagens da terceirização de serviços?

As empresas tendem a ver muitas vantagens na terceirização de serviços. No geral, elas ganham em produtividade, eficiência e desburocratização. Tudo isso influencia diretamente sua competitividade no mercado.

E por que a empresa que terceiriza mão de obra ganha em produtividade? Porque a empresa terceirizada é especializada naquele tipo de mão de obra que será contratada, por consequência, ela terá toda a expertise necessária para recrutar os melhores profissionais e orientá-los.

Ao abrir mão do trâmite burocrático de uma contratação, o empresário ou síndico opta por um dia a dia mais simples e conta com um parceiro para seus negócios – a empresa de terceirização.

 

Quais os objetivos da terceirização?

O grande objetivo da empresa tomadora de serviços, no geral, é eliminar custos ligados à burocratização da contratação de funcionários. Por isso, a sociedade tende a confundir terceirização com precarização da mão de obra.

Terceirização de serviços sem burocracia

A terceirização de mão de obra permite menos burocracia e aumento da produtividade para o contratante.

No entanto, essa ideia está incorreta. Além de amparada pela lei, a terceirização tende a fortalecer o mercado de trabalho com oferta de mão de obra qualificada.

A terceirização não retira direitos dos trabalhadores nem precariza o emprego. Pelo contrário, abre postos de trabalho.

Uma empresa de terceirização de mão de obra sempre está obrigada por lei a respeitar a legislação trabalhista e procedimentos tais como registro em carteira, obediência à jornada formal fixada, férias, 13º salário, recolhimento de FGTS e INSS, além de normas de saúde e segurança do trabalho.

A Confederação Nacional de Indústrias tem uma página especialmente dedicada à Terceirização que pode dirimir essas e outras dúvidas a respeito dos objetivos e das características de uma contratação deste tipo.

 

Exemplos de terceirização de serviços

Há uma enorme variedade de áreas que podem se beneficiar da terceirização de serviços.

A Prime oferece uma gama de serviços de terceirização de mão de obra qualificada em três grandes áreas. Veja abaixo cada uma delas:

 

Limpeza e Conservação

Terceirização de serviço de limpeza

Terceirização de serviço de limpeza. Funcionária Prime no escritório do cliente.

A área de limpeza e conservação é a que mais demanda serviços de terceirização, dentre todas nas quais atuamos.

Sem dúvida, terceirizar o cuidado com a jardinagem, a retirada de resíduos e de sujeira, a limpeza de banheiros e áreas comuns, bem como os serviços de manutenção predial são uma ótima alternativa para empresas e condomínios.

Além desses serviços padrão, também oferecemos o serviço de desinfecção no combate ao coronavírus, para ampliar a segurança de seus colaboradores no ambiente de trabalho.

 

Portaria e Recepção

Terceirização na portaria do condomínio

Terceirização na portaria do condomínio. Porteiro Prime.

Outra grande área de demanda de prestação de serviços terceirizados é a de portaria e recepção.

Graças a esses profissionais, o acesso aos condomínios e empresas fica muito mais seguro. Além disso, o recrutamento de profissionais treinados para lidar com pessoas é essencial, pois trata-se, normalmente, do cartão de visitas da empresa.

 

Apoio Administrativo

Telemarketing - funcionária terceirizada

Telemarketing – funcionária terceirizada Prime

Também oferecemos profissionais de apoio administrativo, tais como copeira, facilities e telemarketing. Eles atuarão na atividade-meio, mas vestirão a camisa de sua empresa, como os funcionários voltados para a atividade-fim.

 

Conclusão

A terceirização de mão de obra, seja na atividade-fim de sua empresa, seja na atividade-meio, traz resultados positivos para toda a equipe.

Profissionais corretamente recrutados e bem treinados trabalharão na empresa ou no condomínio contratante com satisfação, em contrapartida, a produtividade tende a ser maior – tanto dos terceirizados quanto dos funcionários orgânicos.

Uma empresa idônea como a Prime não trará problemas com relação à legislação trabalhista, pois está comprometida com todos os colaboradores que recruta e admite, honrando com todos os seus compromissos, sem exceção.

Para saber mais sobre a terceirização e as melhores soluções para sua empresa, entre em contato conosco, que teremos grande satisfação em atendê-lo.

 

Para entrar em contato conosco e falar com nossa equipe comercial, Solicite aqui uma Proposta por e-mail, ou ligue para (21) 3988-4003/(21) 3988-0003.


SOLICITAR PROPOSTA
X

    Solicite sua Proposta

    Solicite sua proposta e descubra o que podemos fazer por você e sua empresa. Teremos grande prazer em esclarecer qualquer dúvida!
    Telefones: (21) 3988-4003 / 3988-0003.