Terceirização e downsizing (redução de pessoal)

Neste artigo, você vai entender por que o processo de downsizing, também conhecido como “redução de tamanho”, às vezes é necessário numa empresa, e como isso implica, em muitos casos, redução de pessoal.

Você também vai ver como a terceirização pode reduzir o impacto do downsizing em uma empresa, ampliando a eficiência enquanto postos de trabalho são mantidos.

 

O que é terceirização?

A terceirização de mão de obra é quando uma empresa contrata outra empresa prestadora de serviços para que esta assuma determinadas atividades da contratante.

Ou seja, a prestadora de serviços terceirizados passa a recrutar, contratar, supervisionar e gerir funcionários que atuarão na empresa contratante em determinadas atividades, que podem ser atividades-fim ou atividades-meio.

Veja o caso dos condomínios, por exemplo, que podem terceirizar a portaria, os postos de vigia e a limpeza. Já as empresas de diversos setores podem se beneficiar da terceirização, por exemplo, na recepção, ou em serviços de limpeza de difícil acesso.

 

O que é downsizing?

Downsizing é a palavra em inglês para “redução de tamanho”, que implica redução de custos e revisão de processos para aumento da eficiência.

Downsizing e terceirização: reestruturação de cargos e funções.

Downsizing e terceirização: reestruturação de cargos e funções.

Muitas vezes, essa “redução de tamanho” implica o enxugamento do quadro de funcionários de uma empresa, ou seja, “redução de pessoal”.

Trata-se de uma solução estratégica para muitos gestores, que visam reestruturar seus negócios internamente e manter-se competitivo no mercado.

Veja abaixo um vídeo que explica em detalhes o que é downsizing, como fazê-lo, em que situações ele pode ser a solução ideal e casos de sucesso de empresas no exterior.

 

 

Downsizing tem a ver com terceirização?

Downsizing tem a ver com terceirização?

Downsizing tem a ver com terceirização?

É comum que a “redução de tamanho” de uma empresa passe pelos setores de RH também. Isso significa que haverá implicações para os funcionários, com corte de funções e cargos.

Mas o que isso tem a ver com a terceirização? Quando falamos em downsizing, a tendência é pensarmos em demissões. No entanto, a terceirização pode entrar neste processo e auxiliar na reengenharia de cargos e funções.

A contratação de uma empresa prestadora de serviços de terceirização de mão de obra permite que a contratante terceirize determinados processos internos e reduza sua estrutura organizacional orgânica (empregados contratados diretamente, por meio da CLT), mantendo a eficiência.

Em contrapartida, a terceirização permite que a empresa mantenha alguns postos de trabalho, reduzindo o impacto de demissões.

 

Conclusão

Os empresários sabem que nem sempre é fácil gerir uma empresa com máxima eficiência num cenário de incertezas econômicas, mantendo os postos de trabalho.

Não é incomum que tenhamos que pensar na reengenharia de cargos e funções, bem como em enxugamento de custos.

A terceirização feita de modo correto, em respeito às leis trabalhistas, pode ser uma grande aliada neste processo de downsizing das empresas, permitindo que alguns postos de trabalho sejam mantidos ou mesmo criados.

Para contratar uma empresa prestadora de serviços de terceirização de confiança, verifique sua disponibilidade em tirar dúvidas sobre as leis trabalhistas, a lei de terceirização, bem como dúvidas operacionais que possam surgir.

A Prime tem um imenso prazer de ser parceira de seus clientes neste processo e faz questão de acompanhá-los em todas as etapas da implementação da terceirização.

Desde o início, estamos à sua disposição para esclarecer quaisquer dúvidas. Basta entrar em contato conosco por (21) 3988-4003/ (21) 3988-0003.

 

 


SOLICITAR PROPOSTA
X

    Solicite sua Proposta

    Solicite sua proposta e descubra o que podemos fazer por você e sua empresa. Teremos grande prazer em esclarecer qualquer dúvida!
    Telefones: (21) 3988-4003 / 3988-0003.